Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Desculpas X Perdão

Gostaria de ressaltar a diferença que existe para mim entre um reles pedido de desculpas e um gesto de perdão. Um pedido de desculpas normalmente é movido pelo desejo egoista e inconciente de se livrar das responsabilidades sobre os seus atos e escolhas. É algo entre meu ego, meu sentimento de culpa e o desejo de falta de memória do outro.É um mero desejo de não ter feito. Um liquid paper emocional que quase nunca surte efeito.
O perdão prescinde a vontade de mudar, e agir de outra forma, de não tropeçar nas mesmas pedras, de deixar o ego em função do espírito, perdão é um gesto de amor de quem dá e de quem recebe.
Lí num livro, recentemente que perdoar é tirar as mãos do pescoço do outro. E a primeira pessoa que eu preciso perdoar ainda sou eu. Preciso do meu perdão por todas as burradas que fiz, por todas as dores que me causei por imprudência, por todas as vezes que repeti enganos sem conseguir aprender nada,por todas as vezes que fui minha própria inimiga. E sendo eu responsável por tantos dos meus sofrimentos, como posso negar um gesto de desapertar o pescoço do mundo, das pessoas, de qualquer pessoa.
 Eu preciso perdoar, nem que seja pra praticar, pra deixar a vida seguir seu curso, deixar as feridas tornarem-se cicatrizes e sinais de alerta sobre os meus próprios limites,mas não muralhas ou armaduras para a vida.
Preciso perdoar para aceitar que nem sempre as coisas são do meu jeito, e ainda bem que é assim.
Preciso perdoar para praticar o meu amor e torna-lo menos egoista e principalmente para para de viver ao redor dos meus medos e desejos, me dar uma chance de ser melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário