Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de maio de 2010

A Difícil Prática do Desapego


"Você só sabe realmente o que é o amor depois que é amado por um pássaro."

Existem um milhõao de citações, frases e teorias sobre as relações de amor/ felicidade / dependência emocional. Quase impossível não ser clichê.
Quando você se apega a alguma coisa ou indivíduo necessariamente, em algum momento você sofre, porque nós não estamos preparados para lidar com o fato de a outra prssoa frustrar as nossas expectativas.
Há muito tempo, eu li uma coisa que só recentemente pude compreender o que significa, se chama " ORAÇÃO DA GESTALT" e diz:
"Eu faço minhas coisas, e você faz as suas. Eu não estou neste mundo para viver as suas expectativas.E você não está neste mundo para viver as minhas.
Você é você, e eu sou eu,
E, se por acaso, nós nos encontrarmos, será ótimo.
Se não, nada se pode fazer."
(Frederick Perls)
De fato é muto mais complicado assumir a responsabilidade pela nossa própria felicidade. É mais cômodo deixar outra pessoa nos fazer feliz, o problema é que a felicidade é uma coisa diferente para cada pessoa,não da pra generalizar, por exemplo, se o fulaninho que quer ser bacharel em direito decide namorar a beltraninha da naturologia, os dois até podem dar certo, de encontrarem um denominar comum, agora se um dos dois quer viver um amor numa cabana e o outro e super cosmopolita a coisa desanda, porque num certo momento a coisa vira um jogo do perde perde, onde cada um, na tentativa de deixar o outro mais feliz se faz mais infeliz e logo aparecem as cobranças:"eu deixei de viajar para ficar com você" ou "você nunca vê o quanto eu me esforço para a nossa relação dar certo".
As pessoas em geral se apavoram com a possibilidade da solidão sem ver esta pode favorecer um momento de criatividade ou os estudos ou até uma busca por um trabalho melhor.
Hoje eu quero me convidar para ir ao cinema, não porque ninguém o faça, mas porque quero apreciar minha própria companhia.
E se aparecer alguém para uma dança, um amor ou sei lá o que eu quero aprender a deixar livre e fazer disso a minha mais pura prova de amor.
Quando se deixa alguem que se ama partir, você tem o prazer de saber depois que ela voltou porque quis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário