Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Velhice Precoce


"

Jurei mentiras
E sigo sozinho
Assumo os pecados
Uh! Uh! Uh! Uh!...

Os ventos do norte
Não movem moinhos
E o que me resta
É só um gemido...

Minha vida, meus mortos
Meus caminhos tortos
Meu Sangue Latino
Uh! Uh! Uh! Uh!
Minh'alma cativa...

Rompi tratados
Traí os ritos
Quebrei a lança
Lancei no espaço
Um grito, um desabafo...

E o que me importa
É não estar vencido
Minha vida, meus mortos
Meus caminhos tortos
Meu Sangue Latino
Minh'alma cativa..."

(Ney Matogrosso)

Porque a letra dessa música hoje? Eu nem era nascida quando esse disco saiu, mas hoje me sinto nostálgica, com dores nas costas e de chinelo e meia falo sobre o meu sentimento de velhota nessa tarde.
As vezes acho que todo mundo sente saudade das coisas que gostaria de ter vivido e não deu tempo. Da onde vem essa nostalgia primária é que desconheço. É meio clichê mas todo mundo á teve arrependimento pelo que não fez e saudade de um tempo que não chegou a presenciar.As pessoas dizem que aparento menos idade que tenho, mas sinto como se eu fosse muito mais velha.Vivida, experiente com uma eterna sensação de dejavü... tipo aquela pessoa que prevê os namoros que estão fadados ao fracasso, as pessoas que estão metendo s pés pelas mãos antes delas próprias pelo simples fato de que já fez muita cagada.
Tenho uma conhevida que diz " tenho 38 fora as horas extras..." isso traduz meu estado de espírito com relação a idade e vivência.
Sofro de velhice precoce, não aquele grau em que a pessoa aos vinte anos está em casa tomando sopa e vendo a reprise do último capítulo da novela num sábado a noite e com a casa toda trancada por medo de assalto... Mas em um grau em que eu simplesmente consigo antever as coisas e aconselhar os outros... o que torna os dias comuns mais ou menos muito chatos.
Envelhecer precocemente nos torna meio que permanentemente entediados.
Mas tambem que se viveu com horas extras, que se engoliu todos os prazeres e as loucuras sem imaginar que se ficaria sem assunto tão cedo. Como ler um livro rápido demais e ficar sem nada pra fazer o resto do fim de semana... quando se conforma a gente veste o pijama e quando não se conforma fica tentando beber uns goles da juventude alheia.

(Carolina Veríssimo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário